Un adolescent tué lors de la révolte de la prison de Feira de Santana au Brésil – octobre 2009

bresil_carte

Morre adolescente baleado em rebelião na Case de Feira


15/10/2009

Alean Rodrigues e Glauco Wanderley | Sucursal Feira de Santana

O jovem Thiago Pereira, de 17 anos, teve morte encefálica confirmada na tarde desta quinta-feira, 15, pelo Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana. O adolescente foi baleado na cabeça durante a rebelião iniciada na noite da última quarta-feira, 14, na Comunidade Sócio-Educativa (Case) Juiz Melo Matos. Até a tarde desta quinta, o clima estava tenso no local, mas após a transferência de mais quatro internos, a situação foi totalmente controlada.

No total, dezoito adolescentes foram relocados depois do motim, sendo que dois foram para a Case de Simões Filho, dois para a de Salvador e os demais para unidades de semi-liberdade em Alagoinhas, Camaçari, Feira de Santana e Vitória da Conquista. Policiais militares e agentes do Corpo de Bombeiros ficaram do lado de fora da unidade, prestando suporte no controle da situação.

Além de Thiago, outros dois internos e cinco educadores ficaram feridos durante a rebelião, que foi interrompida no começo desta manhã e retomada logo em seguida. Funcionários da Fundac disseram que os adolescentes voltaram a se revoltar depois que souberam da possível morte de Thiago, baleado na cabeça após policiais militares entrarem na unidade durante a primeira rebelião. Ainda não se sabe quem foi o autor do disparo, mas o diretor da Fundac, Valmir Mota, disse que a polícia confirmou que o tiro não saiu do revólver calibre 38 encontrado dentro do prédio.

Durante o segundo motim, os adolescentes queimaram colchões e quebraram cadeiras. O fogo foi controlado pelos orientadores e não foi necessária a entrada dos bombeiros. A primeira rebelião teve início por volta das 20h40 de quarta-feira, quando um grupo de adolescentes tentou fugir da unidade. Como não conseguiram deixar o local, os jovens começaram a quebrar móveis, televisores, grades, janelas e portas, além de fazerem três monitores como reféns.

Monitores e direção da unidade tentaram reverter a situação durante a madrugada, mas somente com a intervenção da Polícia Militar o movimento foi controlado no início da manhã. O local chegou a ser periciado e os internos voltaram para os alojamentos. Os monitores e dois internos receberam atendimento médico e foram liberados.

Internos da Case voltam a se rebelar e clima fica tenso em Feira

15.10.2009

Carlos Prates | Redação CORREIO

O clima voltou a ficar tenso na manhã desta quinta-feira (15) dentro da Comunidade de Atendimento Sócio-Educativa (Case) Juiz Melo Matos, em Feira de Santana. Por volta das 9h40, os 50 adolescentes recomeçaram a rebelião colocando fogo em diversos colchões. Um dos internos ficou ferido e foi levado para o Hospital Clériston Andrade.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas, quando chegou, as chamas já tinham sido controladas. Quando a confusão reiniciou hoje, 26 educadores da Case e 40 policiais militares estavam dentro da unidade. Depois de alguns minutos de negociação, os internos voltaram para os seus alojamentos, mas a PM continua monitorando o local para evitar uma nova mobilização dos adolescentes. A direção da Case já transferiu 16 internos para unidades de Simões Filho e Salvador. Outros poderão cumprir pena em semi-liberdade nas cidades de Vitória da Conquista, Alagoinhas, Camaçari e Feira de Santana.

Segundo Walmir Mota, diretor da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), responsável pela administração das Comunidades Sócio-Educativas da Bahia, os funcionários da Case de Feira perceberam há cerca de 15 dias uma mudança de comportamento dos menores infratores, mas nada que pudesse esclarecer o motivo da rebelião.

Quarta-feira
A rebelião teve início na noite da quarta (14) depois que os adolescentes das duas unidades chamadas de internação provisória e internação assistiram ao jogo do Brasil. ‘Eles estavam no centro de convivência e começaram a quebrar cadeiras, entortar grades, danificar portas e televisões. A Case ficou destruída’. Na confusão de ontem, um adolescente de 17 anos foi baleado na cabeça. Outros dois internos além de três educadores da unidade ficaram feridos na confusão que começou por volta das 21h de quarta-feira (14) e só terminou próximo de 1h de quinta (15), após intervenção da Polícia Militar.

O momento mais tenso da rebelião foi quando a PM foi chamada e invadiu o local quando os orientadores da unidade tentavam negociar com os adolescentes. ‘Cerca de 16 orientadores conversavam com os menores infratores para que eles retornassem para os alojamentos. Nesse momento, a polícia entrou e foram ouvidos alguns disparos’, contou Roberta Sampaio, diretora-adjunta da Case de Feira de Santana.

Durante a rebelião, um orientador da unidade encontrou um revólver calibre 38 dentro da sala de coordenação de segurança. ‘A grande pergunta é de onde partiu o tiro e a quem pertence a arma’, questionou Walmir Mota, que descartou a possibilidade do revólver pertencer aos funcionários da Case já que, segundo ele, os técnicos da unidade não usam nenhum tipo de armamento durante o trabalho.

O garoto baleado na cabeça está internado com suspeita de morte cerebral no Hospital Clériston Andrade. O outro adolescente foi ferido na cabeça e no braço com uma arma artesanal. Um terceiro interno também ficou machucado. Eles receberam atendimento médico e já retornaram para a Case. Os três orientadores machucados durante a destruição dos móveis foram medicados e passam bem. A Polícia Militar ainda não se pronunciou sobre a invasão da unidade.

Veja também:
Adolescente é baleado na cabeça durante rebelião em Feira

Informations

Feira de Santana est une ville brésilienne du centre-nord de l’État de Bahia. Elle se situe par une latitude de 12° 16′ 01″ sud et par une longitude de 38° 58′ 01″ ouest, à une altitude de 234 mètres. Sa population était estimée à 535 284 habitants en 2006. La municipalité s’étend sur 1 363 km².

~ par Alain Bertho sur 17 octobre 2009.

Votre commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l’aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion /  Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l’aide de votre compte Twitter. Déconnexion /  Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l’aide de votre compte Facebook. Déconnexion /  Changer )

Connexion à %s

 
%d blogueurs aiment cette page :