L’Observatoire franco brésilien en marche

prefeitos

Equipe do Observatório com os prefeitos

Um passo na mesma direção



17/11/2008

São Leopoldo – A equipe do projeto Observatório Franco-Brasileiro das Cidades da Periferia participou de uma reunião almoço com os prefeitos eleitos das cidades do Vale dos Sinos e região metropolitana de Porto Alegre, na sexta-feira (14), em São Leopoldo. A pró-reitora interina de Desenvolvimento Institucional e Comunitário da Ulbra, Marlise Fernandes, representou a Universidade na ocasião.

Durante a reunião os representantes da Universidade Paris 8, Alain Bertho e Sylvain Lazarus, falaram a respeito das pesquisas realizadas pelo Observatório Franco-Brasileiro das Cidades da Periferia. “Estamos buscando encontrar as semelhanças nas periferias de Paris e Porto Alegre. Em nosso trabalho vamos integrar a comunidade acadêmica com os movimentos sociais e com as governanças municipais”, comentou Bertho.

Já o prefeito eleito de Canoas, Jairo Jorge, lembrou a todos da necessidade de se trabalhar de forma integrada algumas pautas de interesse de todos os municípios. “O Observatório busca trabalhar políticas públicas para questões de interesse de todas as cidades da região metropolitana. Posso citar, como exemplo, a moradia e também a segurança, que são problemas para praticamente todas as governanças. Também não podemos deixar de tratar das questões relativas ao meio ambiente e a mobilidade de nossas cidades, temos de pensar em alternativas para o problema da BR 116”, declarou.

pao-nov-2008-161

O anfitrião, prefeito reeleito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, fez questão de salientar a função desta reunião. “É bom poder pensar soluções em conjunto enquanto ainda não começou o próximo mandato municipal. Hoje temos alguns problemas sérios nas nossas mãos, um deles é o meio ambiente. Com a chegada do verão esta situação fica ainda mais agravada”, lembrou o governante.

Presenças

Estiveram presentes na reunião o prefeito eleito de Canoas, Jairo Jorge; o de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann; de Sapucaia do Sul, Vilmar Ballin; de Esteio, Gilmar Rinaldi; de Sapiranga, Nelson Spolaor; de Dois Irmão, Gerson Miguel Schwenger; além de Ary Vanazzi, reeleito em São Leopoldo e da deputada estadual, Stela Farias.

A promoção deste projeto, criado a partir de um acordo bilateral entre Brasil e França, é da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Universidade Paris 8 (Saint Denis), a prefeitura de Nanterre-França, Fórum de Autoridades Locais de Periferia (Falp), a Rede Mundial de Cidades, a Central Única de Favelas (Cufa), e o corpo docente dos cursos de História, Geografia e Ciência Política da Ulbra.

carte-metropolitaine


~ par Alain Bertho sur 17 novembre 2008.

 
%d blogueurs aiment cette page :