Football : échauffourées à Lisbonne – juin 2010
Confrontos entre polícia e adeptos
publico.pt
O jogo entre Portugal-Brasil terminou esta sexta-feira em confrontos entre adeptos e agentes da PSP no Parque das Nações, em Lisboa, e na detenção de dois cidadãos brasileiros.
25 Junho 2010
Os adeptos lançaram garrafas de vidro e pedras contra os agentes, que responderam com tiros para o ar.
Segundo a porta-voz do Comando Metropolitano de Lisboa, Carla Duarte, no final da partida, adeptos « sobretudo brasileiros » começaram a danificar viaturas que estavam estacionadas junto a alguns bares e restaurantes na zona Norte do Parque das Nações.
Carla Duarte adiantou que foi preciso um reforço policial com Equipas de Intervenção Rápida, tendo em conta « as centenas de adeptos ». Antes do jogo, por prevenção, tinham sido mobilizados elementos da polícia à civil e uniformizados que, acrescentou a porta-voz, « não foram suficientes face aos distúrbios ».
Do outro lado, os adeptos queixaram-se de ‘xenofobia’ e excesso de violência por parte dos agentes da PSP.
Portugal Brasil empataram a zero no terceiro jogo do grupo G do Mundial’2010. O resultado permite às duas equipas a passagem aos oitavos-de-final.
Adeptos causam distúrbios em Lisboa no final do jogo Brasil-Portugal
portugaldigital.com.br
26 06 2010
Os distúrbios ocorreram no Parque das Nações, em Lisboa, onde o jogo foi assistido por centenas de adeptos dos dois países, noticiou a rádio TSF.
Lisboa – A Polícia portuguesa deteve, nesta sexta-feira (25), na capital portuguesa, dois cidadãos brasileiros, acusados de terem provocado distúrbios no final da transmissão do jogo entre as seleções de futebol do Brasil e de Portugal, para a Copa 2010, a decorrer na África do Sul.
Os distúrbios ocorreram no Parque das Nações, em Lisboa, onde o jogo foi assistido por centenas de adeptos dos dois países, noticiou a rádio TSF.
Várias viaturas teriam ficado danificadas, segundo informou a Polícia de Segurança Pública (PSP). A PSP recorreu a forças de « Intervenção Rápida » para pôr fim aos distúrbios.










