Révolte d’un centre d’éducation surveillée au Brésil – novembre 2009

Governo quer saber como e quem planejou motim na Unis
![]()
18/11/2009
O que determinou a rebelião na Unidade de Internação Sócio-educativa (Unis), em Cariacica? Foi uma ação planejada? Foi uma questão de oportunidade? Quem liderou o motim? A ideia de provocar a confusão foi de quem? Porque fazer idosos reféns? Estas questões ainda não foram identificadas pelo governo do Estado. O secretário de Estado da Justiça, Ângelo Roncalli, declarou, nesta quarta-feira (18), que foi pego de surpresa, pois jamais imaginou que os internos fariam 31 pessoas reféns, inclusive integrantes de uma banda de congo – entre elas idosos – que realizavam apresentação cultural para os adolescentes.
O motim durou quase 18 horas e só chegou ao fim na manhã desta quarta. A liberação dos reféns se deu após o governo ceder a um dos pedidos dos internos, o de permitir a entrega de alimentos nos dias de visitas aos domingos, disse Roncalli.
« Apenas estamos permitindo que no dia de domingo, quando ocorre a visita, a família possa levar a comida para ser consumida naquele momento. Por isso vamos adotar medidas de segurança para garantir a entrada da alimentação na unidade », declarou.
Os 30 internos envolvidos na rebelião poderão ser condenados novamente, disse Roncalli. « Vamos criar uma comissão para apurar tudo: antes e durante e agora adotar todas as medidas para que fatos dessa natureza não se repitam. Vamos tomar todas as medidas e encaminhar ao Poder Judiciário para que essas pessoas possam ser punidas. »
A diretora-presidente do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), Silvana Gallina, informou que as atividades pedagógicas e culturais continuarão acontecendo normalmente. A prioridade do Iases é identificar como e o que desencadeou a rebelião. « O que a gente precisa analisar é o que determinou esse movimento para compreender qual é a estratégia que a gente deve reformular para que as atividade sejam garantidas com segurança. »
A rainha da banda de Congo Amores da Lua, de Vitória, Rosana Sales, 41 anos, foi uma das reféns. Ao deixar o local com a mãe, Maria de Lourdes Azevedo Sales, 80 anos, ela conta qual a maior dificuldade durante as mais de 18 horas em que esteve refém foi quando foram rendidas .
« O momento mais difícil foi quando eles nos renderam. Eu pensei que iríamos morrer. Pedi ao santo da minha devoção, São Benedito, e graças a Deus consegui me manter calma. Um pouco assustador, mas foi tudo bem. Eles não maltrataram a gente », disse Rosana.
Na Unis existem 253 internos num espaço com capacidade para apenas 164.

Polícia retoma negociação com menores rebelados no ES
18/11/09
Quinze pessoas são mantidas reféns desde terça-feira.
Adolescentes pedem visita íntima e volta de comida das famílias.
Segundo a assessoria do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), 31 pessoas chegaram a ficar em poder dos adolescentes. Dezesseis já foram libertadas. Um dos reféns, um agente, teve ferimentos na cabeça após ter sido golpeado. Ele foi levado ao hospital, medicado e já recebeu alta.
A assessoria do Iases diz que os menores reivindicam visitas íntimas e a volta da entrega de pacotes de comida que eram trazidos pelas famílias. O governo havia feito um acordo para que os parentes não levassem mais alimentos, pois o estado fornece a alimentação para os menores. A Polícia Militar suspendeu no fim da noite desta terça as negociações.
PM tenta controlar motim em unidade de internação no ES Quarta-feira
www.correiodoestado.com.br
18 de novembro de 2009
Da redação
A Polícia Militar e a administração da Iases (Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo), em Cariacica (ES), retomaram por volta das 6h desta quarta-feira as negociações com um grupo de adolescentes que mantém 15 pessoas como refém há mais de 16 horas na instituição. De acordo com a assessoria da unidade, a rebelião começou por volta das 15h30 de ontem, durante uma apresentação de um grupo de dança em comemoração ao feriado da Consciência Negra, lembrado na próxima sexta-feira (20).
Information
Cariacica is a town and municipality in the state of Espírito Santo, Brazil. It is located 10km northwest of Vitória, the capital of the state. It has a population of 343,100 (2005) and forms part of the Greater Vitória metropolitan area.










