Révolte de la prison d’ Itumbiara – septembre 2009

Motim em prisão de GO acaba; presos são transferidos
http://www.abril.com.br
22/09/2009
Por Fabiana Marchezi
São Paulo – Terminou por volta do meio-dia a rebelião iniciada durante a madrugada de hoje na Casa de Prisão Provisória de Itumbiara, no sul de Goiás, segundo a Superintendência do Sistema de Execução Penal (Susepe). Os detentos começaram o motim por volta das 5 horas para reclamar da superlotação no prédio, que além de ser muito antigo, abriga três vezes mais presos que sua capacidade.
Eles quebraram paredes e colocaram fogo em colchões. Um preso foi ferido na cabeça com uma bala de borracha, mas passa bem. Após as negociações e o fim da rebelião, a Susepe deu início à remoção dos presos por volta das 13 horas desta terça. Todos os detentos do regime fechado estão sendo transferidos para o presídio de Sarandi, na mesma cidade.
Só os albergados ficarão na cadeia. Ainda segundo a Susepe, a mudança já estava prevista e deveria começar na quinta-feira, mas foi antecipada por conta da rebelião.
Rebelião em cadeia de Goiás é controlada
g1.globo.com
22/09/09
Presos reclamavam de superlotação, segundo superintendência.
Transferência de detentos deve ter início nesta terça.
A rebelião na unidade prisional de Itumbiara (GO) já foi controlada, segundo a Superintendência do Sistema de Execução Penal (Susepe). Os detentos começaram um motim por volta das 5h desta terça-feira (22). Eles quebraram paredes e jogaram colchões incendiados no telhado.
Um preso teve ferimentos leves. Nenhuma arma foi encontrada no prédio, que já é antigo.
A Susepe informa que, segundo o diretor da 4ª Regional Sudeste, Francisco Assis Pires, os presos reclamavam da superlotação. Ainda nesta terça, deve ter início a transferência de detentos para outra unidade. A mudança já estava prevista e deveria começar na quinta, ainda de acordo com a Susepe.
Motim em presídio deixa um detento ferido em GO
noticias.terra.com.br
22 de setembro de 2009 • 12h19
Detentos da Unidade Prisional de Itumbiara (GO) deram início a um motim por volta das 5h desta terça-feira. De acordo com a Superintendência do Sistema de Execução Penal de Goiás (Susepe-GO), o tumulto já foi controlado. Durante a ação dos detentos, o prédio foi depredado e um preso teve ferimentos leves.
De acordo com o diretor da 4ª Regional Sudeste, Francisco Assis Pires, a justificativa do motim era a superlotação da unidade, que atualmente abrigava 140 internos. Segundo a Susepe, será iniciada, ainda nesta terça-feira, a transferência de toda a população carcerária para o Presídio Regional de Itumbiara-Sarandi. O traslado já estava previsto para acontecer a partir de quarta-feira, com a chegada do efetivo de agentes e vigilantes ao local.
O detento ferido no tumulto foi encaminhado ao hospital, medicado e já retornou à prisão.
A contenção do motim foi realizada com a ajuda do Grupo de Operações Penitenciárias (Gope), grupo recém-criado para intervenções em ambientes prisionais. Nenhuma arma foi encontrada no local.
Informations
Itumbiara é um município brasileiro localizado no sul do estado de Goiás, na divisa com a cidade de Araporã, no estado de Minas Gerais. Sua população estimada pelo IBGE em 2008 era de 95.265 habitantes. Seus principais pontos turísticos são, o Rio Paranaíba, a Represa de Furnas e a Avenida Beira Rio. Práticas náuticas são comuns na cidade devido ao Rio Paranaíba. Itumbiara fica a uma distância de 204 quilômetros de Goiânia, 262 km de Anápolis e 400 km de Brasília. A cidade sediou o IX Jogos abertos de Goiás em 2008, em que foi a primeira vez no Interior, sendo a grande campeã Goiania e novamente em vice Itumbiara.









